Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Sex22092017

Entrar emCONTATO

Back Saúde Alimentação Pesquisa aponta que quase metade da população brasileira não faz exercício físico

Pesquisa aponta que quase metade da população brasileira não faz exercício físico

Pesquisa aponta que quase metade da população brasileira não faz exercício físicoPesquisa realizada pelo Ministério do Esporte mostrou que 45,9% dos brasileiros de 15 a 74 anos estão sedentários, o que significa cerca de 67 milhões de pessoas não praticam nenhum esporte ou atividade física. A maior fatia de sedentários está na região Sudeste: 54,4%.

Os motivos?
Falta de tempo (para 58,8%), problemas de saúde (em 9,5% dos casos) e a preguiça ou falta de interesse, declarada por 11,8% dos entrevistados. A pesquisa teve 8.902 entrevistas pessoais, realizadas em 2013. Foi considerado sedentário quem declarou não ter feito esporte ou atividade física no tempo livre.

Para não ser sedentária, a pessoa precisa fazer o equivalente a 30 minutos de caminhada todos os dias”, diz o cardiologista do Hospital do Coração e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Nabil Ghorayeb.

Mas quem não tem esses 30 minutos diários pode também conseguir sua “cota” de exercícios para melhorar a qualidade de vida, pois atividades cotidianas, como limpar a casa, passar roupa, caminhar até o trabalho ou subir escadas já contam como atividade física, segundo o médico.

Abandono
Além de avaliar quem está sedentário, o ministério também perguntou a quem estava parado se havia deixado alguma prática física. Concluiu que quase 90% dos brasileiros abandonam a prática esportiva e viram sedentários até os 34 anos.




Pesquisa aponta que quase metade da população brasileira não faz exercício físico