Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Sáb15062019

Entrar emCONTATO

Back Saúde Bem-Estar Gastrite nervosa: conheça os principais sintomas

Gastrite nervosa: conheça os principais sintomas

 

a gastrite nervosa é um problema bastante incômodoResultado de um processo inflamatório da mucosa gástrica, a gastrite nervosa é um problema bastante incômodo. Infelizmente, em algumas situações a detecção precoce do problema pode ser dificultada, pois as queixas iniciais tendem ser inespecíficas, se confundindo com outras patologias.

O termo “gastrite” é usado para se referir a um distúrbio do aparelho digestivo expresso pela presença de inflamação no epitélio de revestimento estomacal. O problema pode ser agudo, com surgimento repentino, ou crônico, de evolução mais arrastada e sintomas frequentes.

Existem alguns tipos específicos de gastrite, como é o caso da gastrite nervosa, uma entidade que pode ser desencadeada por fatores psicossomáticos, sendo muito influenciada por estados de estresse e ansiedade.

O diagnóstico dessa patologia nem sempre é fácil de ser realizado, pois é necessário submeter o paciente a uma série de exames, capazes de excluir outras causas de gastrite, como a infecção por H. pylori.

O exame mais indicado e capaz de ajudar no diagnóstico é a endoscopia. No caso da gastrite nervosa, esse exame não dá alterado. Para identificar o problema e instituir o tratamento adequado, é necessário conhecer mais sobre a apresentação clínica da doença.

Os principais sintomas de gastrite aguda são: dor repentina em região epi ou mesogástrica, classicamente do tipo queimação; náuseas e vômitos que costumam durar por dois dias ou enquanto o paciente fizer uso de medicações como anti-inflamatórios ou antibióticos, que agridem a mucosa gástrica; plenitude epigástrica; piora do quadro de dor mediante ingestão de determinados alimentos, como café e refrigerantes.

O tratamento para a gastrite é realizado através do uso de medicamentos, que visam diminuir a secreção de ácido estomacal e aumentar a produção de muco protetor do epitélio gástrico.

É muito importante ressaltar a necessidade de procurar atendimento médico, para que seja instituída terapia com o remédio indicado de acordo com o tipo de gastrite, sintomas e o motivo que originou o problema.

Gastrite nervosa: conheça os principais sintomas