Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Sáb15062019

Entrar emCONTATO

Back Saúde Bem-Estar Refrigerantes podem provocar sérios problemas na saúde bucal

Refrigerantes podem provocar sérios problemas na saúde bucal

 

Refrigerante pode provocar sérios problemas de saúde bucalO refrigerante pode provocar sérios problemas de saúde bucal. A bebida se destaca como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades.

Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.

Bebidas sem açúcar, que respondem por apenas 14% do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais. Entretanto, elas são acidíferas e têm potencial para causar problemas.

Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes que consomem, e também com as terapias bucais disponíveis.

• Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas.

• Faça aplicação de flúor com o profissional: o dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução. Os refrigerantes são implacáveis com os dentes. Reduzindo a quantidade ingerida, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com o dentista e higienista, é possível neutralizar os efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.

• Enxágue a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.

• Use creme dental e solução para bochecho com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor. Fazer bochechos com uma solução com flúor também pode ajudar.

Refrigerantes podem provocar sérios problemas na saúde bucal