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Além da energia, goiaba ajuda a reduzir o colesterol

 

Além da energia, goiaba ajuda a reduzir o colesterol A goiaba possui quantidades bem razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Entre os seus nutrientes de destaque estão os carboidratos, as fibras alimentares e a vitamina C.

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso organismo, aumentando a quantidade de glicose sanguínea e a produção de glicogênio. Fibras alimentares estão relacionadas com a diminuição do colesterol sanguíneo e aumento do colesterol bom. Além disso, ela está relacionada com a melhora do funcionamento do intestino.

Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante e está relacionado à proteção do corpo dos radicais livres e ativa células imunes.

Entre a goiaba branca e a vermelha, não é só a cor que é diferente. O exemplar branco possui um pouco mais de vitaminas C e A e mais minerais como fósforo e potássio. No entanto, a vermelha sai na frente em relação às proteínas, ao betacaroteno e ao licopeno, um antioxidante que está relacionado com a prevenção de câncer de próstata.

Para quem quer emagrecer a goiaba é uma grande aliada. O teor de água da goiaba é de 85%, o que faz com que ela apresente baixa quantidade calórica (52 calorias/100 gramas). Além disso, as fibras presentes na fruta têm outra função: garantir a saciedade.

Se você já está pensando em levar para casa um belo exemplar, prefira a fruta que apresentar consistência firme, cor amarela esverdeada, indicando que está madura. A casca não deve apresentar nenhum dano como furos, cortes ou amassado.

A época do ano que tem maior oferta é de janeiro a março. A fruta madura, se conservada fora da refrigeração dura dois dias por amadurece rapidamente. Se conservada madura, na geladeira, dura uma semana.

A goiaba pode ser consumida por todos e deve fazer parte da alimentação diária. Em quadros de diarreia, não é indicada a ingestão de goiaba, pois ela apresenta quantidade importante de fibras que estimula a função intestinal.

Durante o evento de diarreia, recomenda-se a diminuição da ingestão de fibras. No entanto, outra parte da árvore pode dar uma ajuda e tanto. O chá de folha de goiabeira está relacionado com diminuir a funcionalidade do intestino e é indicada quando há o quadro de diarreia.

A versatilidade espanta. A fruta pode ser utilizada no preparado de doces como geleias, compotas, bolos, mousse, além de bebidas e molhos. Mas tenha atenção! Uma das principais características da goiaba é a grande quantidade de vitamina C.

Entretanto, essa vitamina se perde com o contato da luz e calor. Por isso, orienta-se o consumo de sucos naturais assim que preparado, evitando armazená-lo.

 

Além da energia, goiaba ajuda a reduzir o colesterol