Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Sáb15062019

Entrar emCONTATO

Back Saúde Bem-Estar Veja como amenizar o torcicolo com tratamentos simples

Veja como amenizar o torcicolo com tratamentos simples

Veja como amenizar o torcicolo com tratamentos simplesExistem pessoas que frequentemente são vítimas do torcicolo, cuja causa principal é a contração demasiada dos músculos do pescoço. Caso aconteça casualmente, pode ser considerado normal, mas se o problema começa a se repetir excessivamente, procure urgentemente um médico especialista na área, como por exemplo, um ortopedista.

Deve-se tomar bastante cuidado com os torcicolos, pois seus sintomas são muito semelhantes aos de algumas doenças graves, como por exemplo, a meningite.

Causas

- Virar o pescoço bruscamente;
- Má postura, já que quando a coluna vertebral está desalinhada, a região do pescoço é forçada a garantir uma boa postura ao corpo, ocasionando dor nos músculos;
- Não dormir adequadamente. Por exemplo, travesseiros muito altos podem causar torcicolos, assim como deitar-se de mau-jeito. O ideal é dormir de lado, e com um travesseiro que possua uma altura que deixe sua cabeça rente ao restante do corpo;
- Manobrar o carro sem usar o espelho retrovisor, o que força bastante a musculatura do pescoço.

É bastante comum os pacientes que sofrem de torcicolo se queixarem de dores na cabeça. Isso ocorre quando a contração dos músculos do pescoço é muito intensa e estende-se para áreas vizinhas, como ombros e cabeça.

Outro motivo é a ansiedade e irritação causada pela limitação dos movimentos por conta do torcicolo.

Geralmente, os quadros de torcicolo terminam em aproximadamente uma semana, sumindo espontaneamente. Caso queira acelerar esse processo e se a dor estiver muito forte, existem alguns analgésicos de uso tópico que são ótimos. Outras alternativa são os tratamentos naturais, que demonstram ser bem eficientes no tratamento desse tipo de problema. Vale ressaltar que antes de se automedicar, visite o médico para que o diagnóstico seja preciso.


Confira algumas receitas caseiras de remédios para torcicolo:

Batata (o mesmo vale para cebola): Faça compressas usando fatias de batata crua e aplique durante uma hora em repouso. Faça isso três vezes ao dia.

Limão: Pegue 20g de folhas de limoeiro e coloque em um recipiente para chá. Em seguida, adicione um litro de água fervente e deixe o chá descansar. Tome uma xícara quatro vezes ao dia.

Maracujá: Faça um suco de maracujá normalmente e adoce com mel de abelhas. O indicado são três copos por dia.

Orégano: Pegue 15g de orégano e coloque em um recipiente para chá. Em seguida, adicione um litro de água fervente e deixe o chá descansar. Adoce com mel de abelhas e tome uma xícara três vezes ao dia.

Eucalipto: Faça massagens no local do torcicolo com o óleo do eucalipto.

 

 

Veja como amenizar o torcicolo com tratamentos simples