Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Dom27052018

Entrar emCONTATO

Back Tech Ciência Cientistas Australianos criam traje para surfistas, invisível aos tubarões

Cientistas Australianos criam traje para surfistas, invisível aos tubarões

Novos trajes para surfistasProcurando dar mais segurança para surfistas do mundo todo cientistas australianos projetaram novo traje para os surfistas que pretende pegar suas ondas em mares mais inseguros por conta de tubarões, o novo traje permite que seus usuários fiquem "invisíveis" aos olhos dos tubarões, uma medida que busca reduzir o número de ataques.

Especialistas da Universidade da Austrália Ocidental, com ajuda do Sistema de Prevenção de Ataques de Tubarões, criaram dois tipos de equipamentos que começarão a ser vendidos por cerca de US$ 500,00.

O modelo "Ellude" permite camuflar os surfistas na água, enquanto o "Diverter", com padrões de raias brancas e azuis, pretende simular os sinais naturais que repelem os tubarões.

Segundo Shaun Collin que é um dos pesquisadores envolvidos no projeto, a fabricação dos trajes foi baseada em uma série de descobrimentos e observações dos tubarões, a qual visa reduzir o risco de seus usuários em diversas condições.

"Muitos animais são repelidos por outros que emitem sinais", explicou Collin, que acrescentou que o traje fará com que o tubarão pense que o surfista não é comestível.

Os novos trajes foram provados na água com os temidos tubarões tigre no litoral noroeste da Austrália, mas novos testes serão feitos futuramente com tubarões branco na Austrália e na África do Sul.

 

 

 


Cientistas Australianos criam traje para surfistas, invisível aos tubarões