Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Seg16072018

Entrar emCONTATO

Back Tech Ciência Nova tecnologia traz conforto para as vacinas de crianças e adultos

Nova tecnologia traz conforto para as vacinas de crianças e adultos

Nova tecnologia traz conforto para as vacinas de crianças e adultos Uma nova tecnologia de injeção sem agulha já existe há algum tempo e está sendo bastante usada em vários países. A novidade, chamada Stratis PharmaJet, traz o alívio para vacinação de crianças e de muitos adultos medrosos por aí.

Para a garotada, quando a vacinação é feita com injeção comum (em vez das inofensivas, mas milagrosas gotinhas), o momento desse processo pode ser um suplício com muito choro, birra e esperneadas.

Já com a tecnologia sem agulha, o processo de vacinação é tranquilo e pode ser até divertido para quem espera dor, mas só sente um objeto encostado na pele.

Já existem alguns tipos de injeções sem agulha sendo usadas e em desenvolvimento. No caso do dispositivo Stratis, ele foi criado pela PharmaJet em colaboração com a PATH, uma organização sem fins lucrativos de saúde global com sede em Seattle, nos Estados Unidos.

O dispositivo tem o tamanho de uma lanterna média, tendo na ponta o conteúdo da vacina injetável. O injetor funciona com uma mola interna, que é pré-definida para um nível específico de compressão pelo fabricante durante a produção. A definição do nível depende do tipo de seringa descartável, de injetor de jato, da pressão desejada e da profundidade de entrega do conteúdo (subcutânea ou intramuscular).

Com o injetor “carregado”, basta apertar o botão para a mola liberar o imunizador. Feito isso, a vacina é fornecida através de uma pequena abertura na extremidade da injeção com aproximadamente a espessura de um cabelo humano.

A pressão da mola cria uma "agulha líquida", que empurra o conteúdo através da pele sem nenhuma dor a uma velocidade de 167 metros por segundo. Então a ponta desativa automaticamente, evitando a reutilização.

O Stratis foi pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste ano, o que significa que poderá ser utilizado pela OMS, GAVI Alliance e UNICEF para os próximos esforços de imunização em massa.

Nova tecnologia traz conforto para as vacinas de crianças e adultos